O que ver em Vilafranca de Xira
O que ver em Vilafranca de Xira

Vilafranca de Xira é uma cidade situada na margem direita do Tejo, famosa pelos seus campos de cultivo, as chamadas lezírias e pelos seus manadas de cavalos e touros. Além disso, é uma cidade com uma longa e intensa história, fundada no século XIII. No século XIX foi uma das peças chave determinantes na defesa contra as invasões francesas uma vez que fazia parte das Linhas de Torres e, ainda no mesmo século, foi palco de uma tentativa de golpe de estado.




Atualmente faz parte da área metropolitana de Lisboa. Isso a torna muito facilmente acessível por veículos particulares e transportes públicos. Por isso, embora não seja uma cidade espetacular, vale a pena visitá-la e conhecer seus palácios e edifícios religiosos, como a Igreja Matriz, e a Igreja da Misericórdia.



UMA CIDADE DEDICADA À TAUROMAQUIA



Vilafranca de Xira é uma cidade dedicada de corpo e alma aos touros, como o testemunham os diversos monumentos que têm este animal como protagonista, como o Monumento ao Campino e o Monumento ao Toureiro.

Não é de estranhar, pois, que uma das coisas principais a ver em Vilafranca de Xira seja a sua Praça de Touros. Embora não seja uma praça muito grande, é uma praça interessante, que funciona desde há 120 anos. 


Se for em Julho, saiba que no primeiro fim-de-semana se comemora a festa do Colete Encarnado, tendo as touradas como uma de suas principais atrações.

Também pode visitar várias coudelarias e centros equestres nos campos da periferia da cidade.


O ESTUÁRIO DO TEJO



Outra grande atracção de Vilafranca de Xira é a proximidade à Reserva Natural do Estuário do Tejo, uma das mais importantes zonas húmidas da Europa. É uma área tão extensa que os locais a chamam de "Mar de Palha", onde se concentram até 120.000 aves, 20% de todas as do continente, por isso é especialmente interessante para os amantes de ornitologia o EVOA – Espaço de Visitação e Observação de Aves. Também podem ser vistos vestígios de atividades tradicionais como a extração de sal em diferentes museus etnográficos.

A reserva pode ser visitada a pé ou em bicicleta, mas a forma mais original e bonita de conhecê-la é a bordo de um barco “varino”, um tradicional barco de pesca. A própria Câmara Municipal de Vilafranca oferece percursos pelo Tejo num varino denominado Liberdade.

Blog