Turismo
Home > Turismo

Turismo
Lezíria Parque Hotel

Vila Franca de Xira oferece uma vasta paisagem e património arquitetónico, com palácios, quintas e monumentos que contam histórias. Destaca-se o Estuário, um tesouro natural onde a observação de aves, atividade por excelência do Turismo de Natureza, é possível na respectiva Reserva Natural que conta com um Espaço de Visitação e Observação de Aves (EVOA). Também nas visitas ao Barco Varino Liberdade é possível tirar partido da beleza e condições de excelência da Reserva.


A oferta de experiências é forte e variada. Campanhas de gastronomia regionais, grandes eventos como a Feira Anual e o Salão de Artesanato Nacional, a Semana da Cultura Tauromáquica e as Festas do Colete Encarnado.

Estuário do Tejo
Estuário do Tejo

A Reserva Natural do Tejo estende-se até Vila Franca de Xira, numa área de pastagem onde os touros e cavalos são criados para touradas ao estilo português.
Pode visitar a Reserva Natural a pé, de bicicleta ou de carro, seguindo as rotas propostas. Se quiser ter uma perspectiva diferente, pode dar uma volta num dos barcos típicos que atravessavam o rio, transportando pessoas e mercadorias, tais como fragatas e "varinos".

Barco Varino Liberdade
Barco Varino Liberdade

Um passeio no Barco Varino Liberdade é uma experiência única tanto pelo seu valor patrimonial como pelo seu valor histórico, o que o torna um Núcleo Museológico do Museu Municipal de Vila Franca de Xira. Numa só visita pode desfrutar de natureza, rio e turismo cultural.
A paisagem proporciona uma fonte de conhecimento, animando a memória dos povos da margem do rio, da qual também faz parte a diversidade da fauna e flora do estuário do Tejo, que pode ser apreciada.

Gastronomia
Gastronomia

A gastronomia é uma das principais atracções de Vila Franca de Xira, cujo sabor se destaca pelo trabalho relacionado com a pesca e o trabalho rural. Entre os pratos que se destacam neste município estão o sável frito com açorda de ovas, torricado de bacalhau, sopa de bacalhau, linguadinhos, melão da Lezíria (um dos produtos agrícolas com maior projecção a nível nacional) e Garraios e Lezírias (bolos regionais).
Não perca as especialidades mais deliciosas da região!

Festa do Colete Encarnado
Festa do Colete Encarnado

Este festival é considerado um dos mais importantes da região portuguesa do Ribatejo. Nesta festa, todos os anos o campino (tratador de touros selvagens) é homenageado durante o primeiro fim-de-semana de Julho. Milhares de fãs e turistas visitam a cidade, atraídos pela libertação (início) de touros, grupos folclóricos, concertos e festivais religiosos.